Villa de Leyva – Colômbia

Posted by on mar 28, 2014 in América Latina, Colômbia, Viagens | 0 comments

principal

Apesar de muitos estrangeiros já terem descoberto a encantadora Villa de Leyva, a maior parte dos visitantes ainda são colombianos.

Para quem estiver visitando Bogotá, ir até Villa de Leyva é um passeio obrigatório. É possível fazer esse trajeto de ônibus, em três horas e meia, cruzando estradas que contornam a Cordilheira dos Andes.

1

A 2.100 metros de altitude, a cidade revela ao turista um imagem que poucas vezes é associado à Colômbia, a da cultura andina combinada com tradições espanholas e indígenas.

Fundada em 1572, Villa de Leyva foi construída segundo as normas arquitetônicas da Espanha.

A localização da cidade, um vale, cravado entre as montanhas, oferece programa para todos os gostos.

4

Com suas fachadas brancas, seus janelões, suas portas de madeira e belas sacadas, o que reforça a influência morisca, Villa de Leyva é um lugar perfeito para quem busca de ar fresco e paisagens naturais.

As ruas empedradas dão à cidade o mágico toque do encontro entre um mundo cheio de histórias e lendas .

Os prédios bem conservados e a vida cultural agitada do vilarejo dão provas que a cidade tem cara europeia mas o espírito é latino-americano.

2

A praça principal é imensa, com seus 14.000 m² abriga os oito festivais anuais que ocupam esse espaço: Festival da Astronomia em Fevereiro, Semana Santa em Abril, de Junho a Outubro, há um evento por mês: aniversário da cidade, Virgem de Carmen, Festival das Pipas, Festival Gastronômico e das Árvores. E em dezembro as comemorações se encerram com o Festival das Luzes.

Vila de Leyva possui um clima bastante ameno, em decorrência da altitude da cidade, então é importante levar um casaco e, aproveitar para tomar um chocolate quente com queijo em uma das lanchonetes nas redondezas.

Durante a noite o ambiente da cidade é bastante boêmio, assim é possível aproveitar da música ao vivo nos bares que circulam a Plaza Mayor.

7

A rua oposta à Iglesia Parroquial abriga bons restaurantes e com preços justos. E a oferta vai desde pratos colombianos a comida mexicana, italiana ou árabe.

Algumas sugestões de onde comer:

Restaurante Arcadia – O melhor local para as refeições. Oferece comida típica colombiana e pratos de cozinha internacional.

Restaurante Asadero Villa Pollo – Oferece comida simples, no entanto, saborasa. Especialidade da casa: frango.

Restaurante Los Portales – Com uma vista de toda a praça, oferece pratos variados e a la carte.

restaurante-arcadia-01Restaurante Arcadia

Villa de Leyva é uma cidade pequena, portanto, os pontos turísticos se concentram na Plaza Mayor ou nas ruas em volta dela.

Atrações Culturais:

Plaza Mayor de Villa de Leyva – Toda em pedra é considerada a maior praça da Colômbia. Com seus 14 mil m² forma uma espécie de clareira em meio as construções.

6

Iglesia Parroquial – O marco zero na Praça Principal.

Casa de Nariño – Local onde morreu o precursor da independência Antonio Nariño, no dia 13 de Dezembro de 1823. O museo abriga obras da época colonial e da luta pela independência da Espanha.

Casa de Vargas Tejada – Local onde o político, poeta e dramaturgo Luis Vargas Tejada viveu e escreveu sua mais importante obra: Las Convulsiones.

Museo Antonio Ricaurte – Casa onde nasceu o herói de San Mateo, Antonio Ricaurte. A FAC (Força Aérea Colombiana) adquiriu o imóvel em 1970 e instalou ali o Museu Militar em honra a quem consideram ser o seu padroeiro.

Calle Caliente A aréa comercial de Villa de Leyva. Nesta rua estão localizados as melhores lojas, restaurantes e artesanatos.

Claustro San Francisco – Convento Franciscano fundado em 1614 e abandonado por seus religiosos em 1821.

3

Convento de Los Carmelitas Descalzos – Convento fundado em 8 de abril de 1645. Desde então as freiras vivem em permanentemente clausura, e dedicadas por inteiro à oração e ao trabalho manual.

Caso tenha um pouco mais de tempo, sugiro visitar alguns pontos da zona rural. A maneira mais prática é usar taxis, as corridas são muito baratas. Por lá vale a pena ver o Museo el Fosil, que tem um esqueleto de um cronossauro de 20 metros, o El Infiernito, um parque arqueológico com construções pré-colombianas, e os Pozos Azules, poços com águas de cor azul devido aos sais depositados no fundo do lago.

5

É isso, para quem estiver na Colômbia, passar por Villa de Leyva é uma alternativa simpática e autêntica para fugir dos típicos programas de gringo.

Deixe seu comentário!