Perú Sabe: La cocina, arma social

Posted by on mar 10, 2014 in Filmes | 0 comments

Gáston Acurio & Ferrán Adrià

Peru sabe4

O revolucionário da gastronomia peruana Gastón Acurio, e o espanhol que mudou a cara das cozinhas no mundo nos anos 2000, Ferran Adriá, juntam-se em um documentário que conta como o Peru renasceu no mapa mundial através de sua cozinha. A gastronomia reviveu o país, tanto culturalmente, como no plano educacional e econômico.

Peru sabe1

Sob a pergunta “A cozinha pode ser uma ferramenta de transformação social no mundo?” e com o objetivo de mostrar a riqueza da cozinha peruana, os chefs apresentaram o documentário Perú Sabe: La Cocina, Arma Social.

Adrià assegura que a revolução culinária no Peru é um fenômeno único no mundo graças ao fato de que todo o país tem autoestima e está se desenvolvendo a nível socioeconômico. “A cozinha é uma arma social carregada de futuro”, sustenta Adrià.

Gastón Acurio, considerado por muitos o chefe mais influente da América Latina, vai além e afirma que a gastronomia peruana conseguiu, nos últimos anos, consolidar um sentimento de orgulho que une os peruanos em volta de uma marca genérica chamada cozinha.

Gastón relaciona a riqueza da cozinha peruana à diversidade histórica e cultural do país, com influências espanholas, indígenas, japonesas, chinesas. “Os europeus trouxeram aqui o limão e a cebola, sem eles não existiria o ceviche como o conhecemos”, explica ele

GASTON ACURIO Y FERRAN ADRIA PRESENTAN DOCUMENTAL "PERÚ SABE"

Assista ao documentário aqui:

Peru Sabe Film Preview from Ricardo Guzman Rivas on Vimeo.

Deixe seu comentário!